− Analisar o cumprimento da Programação do Empreendimento – funcionalidade, segurança, qualidade e custos;
− Atuar no sentido de garantir os prazos de execução das diversas fases do projeto;
− Acompanhar pormenorizadamente todos os trabalhos realizados pelo empreiteiro;
− Controlar e prever os tempos e prazos, comparando o realizado, com a Programação de Trabalhos aprovada;
− Comparar as características da empreitada já realizada, os materiais, os processos, os equipamentos e as soluções adotadas pelo empreiteiro com as condições e características estabelecidas pelo Projeto, o Título Contratual da empreitada e as restantes disposições em vigor;
− Efetuar o controlo e a administração da obra, verificando todas as medições ou revisões orçamentais, apreciando todas as faturas apresentadas pelos empreiteiros, elaborando a conta corrente da obra e prevendo as futuras necessidades de “cash-flow”;
− Monitorizar as condições de segurança, tendo em atenção a legislação em vigor;
− Coordenar e Gerir a Qualidade de execução dos Trabalhos.